sábado, 6 de agosto de 2016

Como fazer um Osciloscópio caseiro - Muito fácil e MUITO BARATO


       Este é um projeto que há muito tempo quero trazer para o Canal. Mas apesar de ser muito fácil e com poucos componentes, é um circuito "sensível", tem que ser bem feito. Na tentativa e erro acabei descobrindo alguns truques que me ajudaram a fazer um que realmente funcionou, e funcionou muito bem.
        Algumas dicas importantes quanto ao Osciloscópio:
        (já vi muitos acharem que erraram por não seguirem alguns desses cuidados)
        - O sistema funciona em um PC (ou tablet/celular) e utiliza a entrada de microfone para ser a entrada das ponteiras. Lembre-se de selecionar esta entrada como a principal.
        - Na configuração da entrada de áudio (dispositivos de gravação) retire das configurações qualquer opção de ganho de sensibilidade ou outro efeito. Mas deixe o volume em 100%.
        - Você pode usar esse sw indicado ou qualquer outro. Para celular (ou tablet) existem várias opções gratuitas.
        - Tentei usar resistores de maior potência, mas o resultado foi ruim - não digo que não possas usar, mas eu não consegui ter uma boa imagem com maiores potências.


Software Scope: http://www.4shared.com/rar/jhLDFg9yba...

Ponta de Prova do multímetro: http://proesi.com.br/ponta-de-prova-u...
Resistores: http://proesi.com.br/componentes-elet...
Fio: http://proesi.com.br/cabos-e-fios/cab...
Garra Jacaré: http://proesi.com.br/garra-jacare-med...




8 comentários:

  1. Olá, tudo bem, sou surdo, gostaria de saber como faço colocar lampada strobo com campainha de interfone? meu e-mail é chfaqueti@gmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charlles, uma utilização legal. Não sei como funciona a campainha, mas tenho certeza que a lógica é simples, pois ela tem sem dúvida algum pulso elétrico que ativa o sinal sonoro. E nele poderíamos ligar a luz. Colocaria inclusive um timer para que a luz fica um tempo piscando.
      Uma boa idéia de projeto, vou pensa no assunto e colocar nos projetos futuros.
      VAleu.

      Excluir
    2. Cherlles,
      Dei uma olhada nos circuitos das campainhas residencias e não acho que precises mexer nelas. Basicamente é uma linha de tensão (110/220) que é interrompido por um botão interruptor. Então basta ligar o circuito do esquema que desenhamos em paralelo com os fios de entrada da campainha que terás o resultado desejado. Espero ter ajudado.
      Abraço e valeu por participar.

      Excluir
  2. fiz conforme o esquema mas nao funcionou no celular.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, poderia me informar como faço pra ele funcionar no meu celular? eu tentei de todo jeito, mas ele não reconhece e não mostra sinal no app do celular... vlw

    ResponderExcluir
  4. Top, muito bom, encontrei este aqui tambem https://blog.cursoeletricaecia.com.br/como-montar-um-osciloscopio-de-pc-notebook-passo-a-passo/

    ResponderExcluir