domingo, 12 de agosto de 2018

Filtro de linha - Como fazer um fitro de linha que realmente funciona.

Esse é um vídeo que eu quero fazer há muito tempo. Chegando agora a 200 vídeos publicados, achei que mereceria um circuito especial. O vídeo ficou um pouco longo pois passei por todo o processo. Mas vocês pode avançar se quiser. De qualquer forma o resultado foi bastante bom para meu uso. Agora o filtro já é parte da minha bancada. Lista de material: 3x Varistores 20D391K 04x Capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V 1x Capacitor de Poliéster 470nF x 630V 3 metros de fio esmaltado AWG 18 2x Núcleos toroidais de ferrite 1x Porta fusível 1x Fusível 5 Ampéres para 220Volts Opcional 1x LED 1x Diodo 4107 1x Resistor 1/4w 40k 1x Interruptor 1x Voltímetro






Tabela de varistores



Projetos para 127 e sem o terra:


41 comentários:

  1. Bom Dia Daniel, estive vendo seu vídeo e gostaria de saber se da forma que o montou funcionaria para a tensão de 127 volts que aqui no Paraná usamos,
    Bem comprei esta barra de tomadas da force line e não tem nada de filtro e a proteção é um lixo, desculpe-me pela palavrão.

    Bem, o que eu pretendo é fazer uso desta barra de tomadas mas incorporando o circuito que você demonstrou no vídeo, ai surgiu a pergunta irá funcionar em 127volts??? como demostrado neste video?
    Pois então resolvi lhe perguntar primeiro, para que não ocorram erros e eu ou alguém de minha família se machuque por algum erro que eu cometa na montagem deste projeto demonstrato por vossa pessoa.
    Desde já vos agradeço qualquer ajuda que puder nos dar a respeito deste projeto;

    Cordiais recomendações e lembranças aos familiares.

    Atenciosamente

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Para 110V ? Tem como mostrar um projeto, por favor? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma foto do que eu montei para operar em 110 volts, ele esta montado numa barra de tomadas e instalado em uma ambulância, funcionou perfeitamente e ainda esta em operação 100% confiável e seguro. recomendo a todos este circuito, pois faz o que realmente o projeto promete a risca..
    me passe seu e-mail que eu lhe envia as fotos.

    ResponderExcluir
  4. Sim, basta mudar os variadores, e o diamdiâm dos fios de cobre que formaram as bobinas toroidais para 18 AWG. O meu ficou show.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo, ê eu estou montando o filtro de linha baseado no vídeo que você postou, a minha única dúvida é a seguinte:
    No caso da tensão 110, neste caso só mudaria o valor dos varistores?
    Eu ficarei muito grato pela sua resposta

    ResponderExcluir
  6. Porque vc não faz a placa do circuito e vende um kit somente a placa ou com as pecas montados ou para montar?? Em todos os seus projetos .E também um circuito com filtro mais indicação de voltagem 127 e 220 volts e um led quando o fusível se rompe. 3 leds : vermelho 220,azul 127 e amarelo fusível queimado.

    ResponderExcluir
  7. Existe um filtro de linha a luminária q tem 3 leds se precisar ti envio foto . Gosto muito dos teus vídeos. Meu e-mail ruzafa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite. Estou com uma dúvida... Se a casa com instalação elétrica antiga, sem aterramento, pode usar esse mesmo circuito de proteção, ou precisa fazer uma mudança? Pois, pelo que pude ver, esse circuito foi feito pra uma casa com instalação padrão, nos tempos de hoje, que é fase, neutro e terra.

    ResponderExcluir
  9. poderá sim, ser usado nas instalações mais antigas sem problema, mas caso queira aumentar a sua segurança e de sua instalação, poderá apenas acrescer uma barra de aterramento na tomada onde fará o uso deste filtro de linha eficientemente, mas caso ache desnecessário poderá fazer uso dele da mesma forma sem problemas. eu montei 4 deles, e em uma das tomadas onde eu o liguei não possui fio de aterramento, e funciona normalmente.
    Espero ter lhe ajudado no esclarecimento de sua duvida amigo, Boa Sorte, qualquer coisa entre em contato que responderemos.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia seus filtros de linha tanto pra 110 como pra 220 são mantidos pacas todavia material na minha região é ruim de comprar e por isso queria comprar com vc meu zap é 21996473257 se possível vamos desenrolar isso ! Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Você quer que compramos as peças para que você monte ai correto? sim poderemos fazer isto, quer que compre quais peças?? ou seriam todas elas?

    ResponderExcluir
  12. Quantas voltas do fio no núcleo de ferirte para fazer os filtros?

    ResponderExcluir
  13. Olá, desculpe-me pela demora em responder nobre colega, eu fiz uso de fio 14AWG e fiz meus toroides com 20 voltas, para poder manter a mesma indutância do projeto.

    ResponderExcluir
  14. Olá,bom dia,minha energia e 220v. Fase e neltro,modifico o que no projeto!

    ResponderExcluir
  15. nobre, boa tarde e desculpe-me pela demora em respondê-lo, mas como estava em serviço não tinha como ter feito antes.
    No seu caso basta seguir o projeto original descrito acima, pois ele foi desenvolvido para uso em redes de 220 volts, no meu caso sim tive de alterar pois aqui no sul a tensão é 110 volts e portanto foi alterado o diâmetro do fio esmaltado para um mais grosso.
    Mas como dito acima, no seu caso não haverá alteração alguma, pois sua tensão é de 220 volts e o projeto também.
    Espero ter lhe ajudado e lembrando que depois de montado fica show, e muito eficiente, cumpre com o que foi prometido, muito seguro.

    ResponderExcluir
  16. Qual a indutância desses indutores pois não tenho o toroide vou fazer enrolados em núcleo I

    ResponderExcluir
  17. nobre, você não tem nenhuma fonte de PC ai? velha mesmo, pega delas o toroide, pois em barra não oscila e fica muito grossa e instável, usa o toroide das fontes ATX fica show e são de graça.
    A indutância é de 3.5h e na barra fica em torno de 7.8h

    ResponderExcluir
  18. Estou querendo fazer uma 127v para 5 tomadas oque deve ser modificado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medo os varistores e a bitola do fio esmaltado para 14 AWG, funciona perfeitamente, pois uso em uma bara de 12 toadas com fusível de 5 Amperes . Ficou muito Top, recomendo é extremamente confiável. tenho fotos dele sendo montado

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Marcelo, poderia me encaminhar seu material para 127v? obrigado. janailtontec@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Marcelo, seus são show de bola, mas porem estou com dúvida em enrolar o fio 14 AWG no toroidois de ferrite. Vc dividi o fio em duas partes iguais para forma as 20 voltas?

    ResponderExcluir
  22. Olá, desculpe-me pela demora em responder.
    Marque a metade da cada toroide, e a partir dai comece a efetuar o enrolamento da bobina que será com 20 voltas cada metade do toroide, repita o mesmo processo no outro toroide, ambos devem ficar iguais em numero de voltas e posição, desta forma facilitará em muito na hora da montagem final. me passe sei e-mail que lhe mando uma foto dele montado para que fique fácil de você visualizar o contexto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fio 18 para 127v?
      Meu teroid precisa ter 40 voltas metade para um lado (20) e no outro tbem (20)?

      Excluir
    2. Fio 18 para 127v?
      Meu teroid precisa ter 40 voltas metade para um lado (20) e no outro tbem (20)?

      Excluir
  23. boa tarde Marcelo, poderia me encaminhar o material de 127v obrigado, cleberlg@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde, posso fazer esse mesmo projeto com 10 tomadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim veja aqui o meu ligo até microondas nele e não dá nada, só troquei o fusível mas funciona direitinho todos os meus que montei são com 12 15 e 18 tomadas e todos funcionando direitinho, vou te mandar a foto no e-mail caso me passe o mesmo

      Excluir
  25. Bom dia. Eu poderia colocar um disjuntor p rearme no lugar do fusível ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim poderá usar, mas não o recomendo, pois caso algo de errado esteja acontecendo no equipamento os danos serão muito maiores no equipamento ligado a ele e não ao filtro.
      Mas poderá ser usado sim.

      Excluir
  26. Respostas
    1. Legal, ficamos contentes em saber que tenha gostado amigo, valeu pelo Feedback positivo
      Feliz Páscoa a todos com muita saúde

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Para alterar o projeto para 110 volts e, considerando que o pico de tensão na rede é de 127 volts, os varistores 20D221k ou 20D241ksão, são ótimos substitutos?

    ResponderExcluir
  29. Sim a tabela acima já descreve todos os Varistores que poderão ser usados no projeto, abrangendo tensões que poderão ser utilizados neste projeto.

    ResponderExcluir
  30. para 10 tomadas quanto seria o fusivel,

    ResponderExcluir
  31. Olá Daniel, boa tarde!!!
    antes de mais nada parabéns pelo Canal e pelo blog, videos e projetos fantásticos.
    Me tira uma duvida quanto ao enrolamento dos indutores, quanto a forma que as espiras são enroladas, tem a necessidade de uma ser contrario da outra? como faço isto?
    Obrigado e mais uma vez parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, eu fiz ambas no mesmo sentido e funcionaram perfeitamente e cumpriram com o propósito, mas nada impede de enrolar no mesmo sentido e na montagem as inverter, pois também funciona, quanto a enrolar no sentido contrário uma da outra para mim, ficou estranho e instável, desmanchei o que havia feito e enrolei todas no mesmo sentido, e funcionam perfeitamente, fiz quatro unidades para meu uso com 12 tomadas e mais 6 para meus irmãos e todas estão funcionando perfeitamente. Espero ter lhe ajudada

      Excluir