sábado, 19 de maio de 2018

Fonte com controle de tensão e corrente - Passo a passo


Nesse vídeo vamos mostrar como fazer uma fonte com regulagem de tensão e limitação de corrente. É um projeto surpreendentemente simples para o benefício. Operaremos com ela a 15V e 1A (até 1,5). Nada impede que você altere esse circuito para aumentar um pouco a potência.

Veja que a lógica é simples, onde se tem um transistor BD137 que através do potenciometro 1 regulamos a abertura de sua base e com isso aumentamos a tensão e temos um transistor TIP por onde a corrente do circuito e que fica limitado ao segundo potenciometro. A lógica deste TIP já vimos nos vídeos de como ampliar a corrente de um LM.
Um projeto simples mas muito didático.

Em breve vamos fazer uma fonte com 36V e 5A também com regulagem de tensão e limitação de corrente.




Faça sua placa de circuito impresso com profissionais: https://www.pcbway.com/?code=daniel

Substitutos para os transistores:


Transistor Corrente TIP42, 2N5193, 2N6132, 2N6469, BD202, BD292, BD177

Transistor Tensão  - BD137, BD135, BD139,  BD169, TIP61


29 comentários:

  1. Olá... Adorei!!! Poderia me ajudar? Queria entender melhor a função do diodo zener nessa fonte... e também a quantos whats essa fonte chegaria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O zener limita a tensão em 15v e a potência (watt) máxima dessa fonte é de 22,5W (P=U*I)

      Excluir
  2. Respostas
    1. creio que para tal, vc teria que almentar o circuito, o mais simples seria triplicar o tip42 em serie.

      Excluir
  3. Boa noite, quero montar uma fonte como essa, mas queria colocar um botão para inverter as polaridades de saída, vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Como fica a montagem dos componentes na placa de circuito

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa fonte cara vou montar uma para minha bancada

    ResponderExcluir
  6. Amigo como mudo ela para 5Amperes com ajuste de corrente ??

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde fiz a minha funcionou legal,é um transformador de 36 volts de saida sem center teipe de um antigo som Sony,eu não coloquei o diodo zener, o que acontece que a minha não da corrente para ligar uma lampada de farol de carro, minha duvida é a seguinte, jpa que tirei o diodo como eu faço ligo o resistor r1 de 2,2k direto pro terra, pois deixei ligado somente na entrada do potenciômetro grato aguardo uma dica sua .

    ResponderExcluir
  8. O que devo fazer para que ela suporte 5A?

    ResponderExcluir
  9. NN sé si sea mucho pedir el listado de materiales ya que en el video y circuito no se aprecia el wuataje de las resistencias gracias. Me interesa mucho y quiero llevarlo acabó. Saludos!

    ResponderExcluir
  10. gostei muito da fonte montei e esta funcionando no peteciometro de 10 k tem um fio q fico sobrando e nesse fio que eu ligo o amperimetro ? obrigado

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom.... eu pretendo fazer usando uma fonte de PC 19v. Mas se não encontrar, vou usar um transformador maior para poder ter algo que pode ir além... Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal, Como eu faço para ter duas saídas diferente de 5v e de 12v com a corrente de 1,5A

    ResponderExcluir
  14. Boa noite amigo muito bons seus vídeos ok mais seria possível vc fazer um esquema eletrico de 12 vts 10 amperes para 5 vts 3 a 5 amperes e postal pra todos nós ver como faz desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!!
    Como você fez pra limitar em 1,5A max?
    Se por exemplo eu querer mudar pra limitar em 500mA, qual resistor teria que mudar pra efetuar isso?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia alguém pode me passar circuito do detector de metais surf master ou similar

    ResponderExcluir
  17. qual o valor do fusível?pode ser de 1,5A ou 500mA

    ResponderExcluir
  18. Bom projeto amigo..... como faço pra que ele suporte o maximo 5 Amperes...

    ResponderExcluir
  19. este diodo nao esta invertido pareçe que sim

    ResponderExcluir
  20. Olá, Tenho umas ferramentas à bateria 18, 3,6a. Para comprar outra bateria custa mais de 1.200,00. Eu preciso de uma fonte para usar essa ferramenta direto na energia. Mas acredito que essa sua não será suficiente.
    Pode me ajudar?
    Segue os dados da bateria do KIT.
    Bataeria 18v 2,6Ah
    Voltagem: 18v (Células 5x2)
    Litio Ion - Li-Ion
    Capacidade da bateria: (Ah) 2,6Ah (2600mAh)
    PH12: 3Ah (3000mAh) Ph15: 1,5Ah (1500mAh)

    Especificações técnicas descritas no manual de cada ferramenta:

    A Serra Circular tem esta descrição: (Tipo de motor /voltagem #700 18v)3500 rpm.
    Perguntei ao suporte da fábrica sobre os wats, me disseram ser 100w

    A Furadeira/Parafusadeira tem esta descrição: Tipo de motor/voltagem #600 18v 0-350/0-1250rpm.

    A Serra Tico-tico tem esta descrição: Tipo de motor/voltagem #600 18v 0-350/0-125rpm.

    Ficarei muito grato e feliz se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  21. Montei e funcionou bem, com TIP122, no lugar do TIP42 e BD139, no lugar do BD137.
    Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir