quarta-feira, 8 de junho de 2016

Fonte de tensão regulável (fonte de bancada)

   Neste post passo o link e o esquema para se criar uma fonte de tensão regulável com o LM317.

   Segue a lista do material para uso na fonte:
                - Fonte de energia (12V a 30V)
                - Interruptor
                - LED
                - Resistores 10K e 220ohms (1/4W)
                - LM317
                - Capacitor cerâmico 100nf (50V ou superior)
                - Capacitor eletrolítico 47uf (25V ou superior)
                - 2 conectores fêmea banana
                - Potenciômetro 10k
                - Opcional: Potenciômetro 1K






    Não é necessário ligar o terceiro pino do potenciômetro, podem usar apenas os primeiro e o da esquerda. ( no desenho a pilha representa a chegada de energia (negativo)




Para ligar o Voltímetro:
   e se quiseres ligar também um amperímetro....


37 comentários:

  1. Ola, cara muito legal sua fonte regulável, eu estou começando agora em manutenção de notebook. e estou fazendo minha próprias ferramentas, eu nao tenho conhecimento real de eletrônica, estou buscando tudo por aqui. sera que vc pode me passar uma lista detalhada do material que vc usou? valeu, juliano38@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, estou já algum tempo a tentar fazer a minha fonte, mas sem sucesso, poderia me dizer se esses capacitor podem ser de que (v) obrigado

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, estou já algum tempo a tentar fazer a minha fonte, mas sem sucesso, poderia me dizer se esses capacitor podem ser de que (v) obrigado

    ResponderExcluir
  4. o amigão peguei aqui, show de mais, sem querer abusar da sua nobreza, teria como me enviar a foto do potenciômetro que vc falou? ontem tentei de novo e nada.. eu não vou desistir.. vou tentar hoje mais uma vez kkk

    ResponderExcluir
  5. Valeu meu amigo da Eletrônica e Tecnologia!
    Vi o esquema para ligar os potenciômetros, e sei que vai me facilitar.
    Sem querer aproveitar da sua nobreza, porém já aproveitando, se eu quiser acrescentar um voltímetro neste já refinado projeto, como procederia a sua ligação?

    Um grande abraço, e grato pela gentileza de ter respondido ao meu comentário quanto a dúvida na ligação dos potenciômetros.

    Alcir.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, tudo bem. Estou pensando em fazer esse projeto, uma vez que iniciei o curso de eletrônica. Estou iniciando do zero, não tenho nenhum conhecimento. Por favor, como seria a implantação nesse projeto de um voltimetro amperimetro? O voltimetro olhando os videos descobri como instalar, mas o amperimetro estou com duvidas como instalar!
    Um grande abraço pelo projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudimar, fiz um vídeo também de amperímetro, mas não ficou bom e acabei não postando. Vou refazer e postar. Valeu.

      Excluir
    2. Obrigado!!Ansioso pelo video!!

      Excluir
  7. Bom dia fiz a lig conf instrução funcionou blz obrigado, porem um detalhe vc ja colocou os terminais da fonte em uma bateria de cel + e no - acionou a fonte mesmo ela desligada. achei estranho para corrigir seria interesante colocar diodos ? e se eu usar a fonte para dar um choque na bateria pode danificar minha fonte? Como proteger ?

    ResponderExcluir
  8. De quantos watts são os resistores?

    ResponderExcluir
  9. De quantos watts são os resistores?

    ResponderExcluir
  10. Amigo o lm317 pode ser o lz ou tem que ser o t?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FÊ, pode ser, mas os terminados em L(z) operam com até 100mA. Mas para ter certeza do seu componente, verifique o Datasheet.

      Excluir
  11. qual o nome do programa que vc usa pra fazer os projetos
    envia no meu emeil por favor pepis0danilo@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, sou um corioso na eletronica e irei tentar montar este projeto, vi que você usa uma fonte de notbook, tenho uma aqui mas minha duvida é quanto a amperagem, vi também que o LM317 suporta até 1,5A de corrente e a fonte tem 19V e 3,42A de corrente não havera problemas? Me corrija se eu estiver errado

    ResponderExcluir
  13. Vanderlei, não haverá problema se eu não consumir essa corrente. Realmente a corrente máxima é de 1,5A e não há uma proteção de uso máximo. POderia colocar um fusível ou um disjuntor de 1A para proteção. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigado por sua resposta, mas só para ver se entendi, no caso não devo ligar na saída da fonte nada que tenha um consumo superior a 1,5A é isso?

      Excluir
    2. Mais uma vez agradeço sua resposta, e como disse sou curioso e estou aprendendo aos poucos, apenas para hobby, mas no caso do fusivel devo coloca-lo na entrada positiva da fonte depois do interruptor certo?

      Excluir
    3. Bom dia, vi seu video de como ligar o voltimetro amperimetro, mas fiquei em duvida de como ligar ele no esquema da fonte ajustavel. Sem querer abusar de sua boa vontade, voce conseguiria passar para mim no esquema como ficaria a ligação? - vanderlei2906@gmail.com - Mais uma vez agradeço por sua atenção e desejo um feliz natal em um ano novo repleto de felicidade!

      Excluir
  14. Boa noite, será que posso usar a sua dica de fontes em série para alimentar este circuito e usar 12V ou 24V em vez dos 19V neste mesmo circuito?
    Um grande abraço, parabéns pelo projeto!

    ResponderExcluir
  15. R.M. Obrigado.
    Sim, podes usar de 4,5 a 30V na entrada sem problemas, sem alterar nada do projeto.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia ..Fais um tempinho que vejo teus vídeos ...Gostaria de saber se dá para substituir o km 317 por algum outro tenho sucatas aqui e queria fazer com elas ...

    ResponderExcluir
  17. Otávio, sim é possível por algum da mesma família, por exemplo o LM350 e o LM338.
    É possível também por alguns tipos de transistores, mas se perde algumas "funcionalidades" como por exemplo a proteção de sobretensão. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado ..Vc tem algum curso de eletrônica em vídeo ou em livros para me indicar

      Excluir
  18. Existe a possibilidade de colocar uma proteção para sobrecarga de corrente? Como proceder?

    ResponderExcluir
  19. Professor magnifico essas experiencias, gostaria de saber qual o programa você usa nos projetos?

    ResponderExcluir