A opção mais simples e mais usada é através de uma fonte 12V ligar o LED. Mas como poderás ver no vídeo, o LED não é realmente de 12V e sim de 9,6V (ATENÇÃO: Alguns LEDs de 10W são de 30V com 300mA)
Pra esses LEDs (9,6V) a melhor opção é sempre usar um driver que mantenha a tensão e corrente constante, pois ao aquecer o LED "solicita" mais corrente podendo ocasionar sua queima.
Abaixo os circuitos utilizados:
Apenas a fonte e o LED. Não mantém a corrente mas ao menos protege contra o uso no limite do LED prevenindo contra seu dano.
Opção com driver utilizando o LM317 e regulando sua tensão. Uma ótima (talvez a melhor) opção.
A opção com LM7810. Acho a mais interessante, apesar de não ter a regulação de corrente do LM317, mas como o LM7810 tem um limite aceitável (1A) contra os 900mA do LED, isso garante também a integridade.
Uma opção é não usar fonte. Não é a melhor certamente, mas pode ser interessante. Esse circuito é utilizado para LEDs de 30V e 300mA, mas pode ser utilizado para LEDs mais fortes.
Bom dia !
ResponderExcluirPrimeiro, parabéns pelo vídeo !
Confesso que apesar de engenheiro (Mecânica de Produção), a inabilidade completa em eletrônica é uma grande frustração minha...
Ví seu vídeo, mas, claro, várias dúvidas para dois possíveis projetos para iluminação de um aquário de corais (água salgada, arqui inimiga dos fios e componentes elétricos...).
Hoje o aquário possui a iluminação de apenas 1 LED híbrido de 10W com 6 emissores azuis e 3 brancos.Uso uma fonte de 12V 1,5A e um driver caseiro q comprei da pesoa q me vendeu o LED. O driver é dimerizável.
Tenho 2 possibilidades de projeto e não fechei qual delas usar, e evidentemente, não sei como ligar ambas.
1- ligar 2 LEDs híbridos de 10W, ou seja, apenas dobrar o que tenho atualmente.
2- Ligar 6 Leds de 10W, sendo 2 brancos e 4 azuis.Neste segundo caso, a quantidade de luz subiria absurdamente, porém pode ser uma possibilidade para o maior crescimento dos corais.
De posse dessas duas possibilidades, pergunto:
Como proceder com as ligações, qual fonte devo utilizar, como montar o driver (componentes, esquema de ligação), e por fim, há a possibilidade de utilização de forma dimerizável (um dimmer controlando o circuito como um todo) ?
Desde já agradeço pela orientação !
Atenciosamente,
Cássio Gebara
Boa tarde amigo blz, adorei as explicações nós vídeos será muito útil ao projeto que desejo montar, abraços, fiquem todos com DEUS Todo-Poderoso...
ResponderExcluir