domingo, 22 de outubro de 2017

Como ligar um equipamento (um cooler) quando sobe a temperatura?

   Neste vídeo mostramos colo criar um circuito sensível a temperatura. Nele é possível ativarmos qualquer equipamento automaticamente quando a temperatura elevar (ou baixar).
   É um circuito muito simples usando o LM35 e o LM358. Para dar mais potência usamos também o TIP31C.



LM358


Podemos também substituir um resistor por um potenciômetro e com isso regular a temperatura de disparo.

Ou ainda colocar um relé para podermos ligar "qualquer coisa".




23 comentários:

  1. Show de bola! Parabéns! Assim que terminar de montar meu projeto posto um vídeo, grato e abç !

    ResponderExcluir
  2. Show de bola...
    Agora gostaria de montar um circuito que controle a corrente ou tensão de uma Pastilha Peltier de acordo com a temperatura captada por um NTC 10k... Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Preciso utilizar esse projeto para resfriar os meus rádios transceptores, porém preciso de um timer para que o cooler passe mais tempo refrigerando os transistores de saída. Professor estou no aguardo pelo upgrade no projeto.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde tudo bom ? Gostaria de saber qual a função do diodo no cricuito só não entendi essa parte aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Diodo junto ao Relé serve para proteger o circuito. Ocorre que por ser indutivo o relé "armazena" energia e quando ele desarma, esta energia volta ao circuito, podendo danificar algum componente. O diodo protege.

      Excluir
  5. Eu estou querendo ligar numa fonte de 24 volts e o coller è de 24 volts como devo montar? ruzafa@bol.com.br se puder me responder por email ficarei grato.

    ResponderExcluir
  6. Como faria para acionar o cooler qdo atingir 30 graus? Se alguém poder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Muito,muito bom !!! Eletrônica é uma paixão !!! Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Professor, as tuas aulas tê sido uma grande fonte de conhecimento.
    Pretendo adaptar este circuito para acender uma lâmpada ao a anoitecer
    Como ficaria?

    ResponderExcluir
  9. Eu posso substituir o LM35 por um sensor de temperatura para água?

    ResponderExcluir
  10. Professor, você é muito competente, pois a maneira como tu repassa o conteúdo é show de bola. 100% assimilado pelo aluno.
    Gostaria de saber detalhes de um circuito para acionar cooler, que está junto a um roteador na torre aqui.
    Moro na Fazenda, aqui no interior de Gracho Cardoso, em Sergipe; e o sol agora na primavera tem sido causticante.
    Será que eu colocando para disparar quando atingir 30° é o ideal? Ou mais um pouco.
    Como faço para calcular o valor para disparo de acordo com a temperatura?
    Deus te proteja.
    Já sou inscrito.
    Antônio Carlos Rocha
    Jornalista/Hobbista de eletrônica.
    rochajornalista3@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Bem porreiro é o que eu procurava para o meu inversor caseiro

    ResponderExcluir
  12. Bem porreiro é o que eu procurava para o meu inversor caseiro

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seu projeto. Estava procurando fazer esse controle de um cooler usando PIC, mas esse circuito é bem mais simples e evita ter que criar programa para controlar a temperatura. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Amigo...
    Montei o meu aqui, porém, sem o 1k quefica entre a saida do LM liguei direto, ele no limite (perto dos v 43v fica oscilando o pino 1 do LM.
    Ja coloquei o 1k a diferença é que o cooler roda mais lento, estou usando um TIO 41C....
    QUAL SERÁ A RAZÃO DESSA OCULTAÇÃO?

    FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir