Neste vídeo mostramos colo criar um circuito sensível a temperatura. Nele é possível ativarmos qualquer equipamento automaticamente quando a temperatura elevar (ou baixar).
É um circuito muito simples usando o LM35 e o LM358. Para dar mais potência usamos também o TIP31C.
LM358
Podemos também substituir um resistor por um potenciômetro e com isso regular a temperatura de disparo.
Ou ainda colocar um relé para podermos ligar "qualquer coisa".
Recebi para testar um produto fantástico. Para quem gosta de automação é um prato cheio.
Com ele consigo controlar 4 "tomadas" (na verdade relés) que posso desligar, e ligar, por um controle remoto, por celular, fisicamente e até por voz - através de um assistente virtual.
LINK: https://goo.gl/Yu68DR
As cassas ficam inteligentes rápido e agora também com baixo custo. Muito empolgante.
Fazer uma sequencia animada de LED é um dos circuitos legais e fáceis de fazer com o uso do 4017. O legal que multiplexando eles (ligando 2 em matriz) podemos controlar uma animação de 100LEDs. Veja:
Esse é um circuito fácil graças a um CI que faz o trabalho quase sozinho. Estamos falando do LM3915 (também o LM3914)
Acompanhe a montagem e veja a simplicidade.
As fitas LEDs são um artigo de iluminação fantástico.
Com um pouco de criatividade e pouca eletrônica, elas permitem muitas opções de utilização que geram grande efeito e consomem pouca energia.
Esta é uma gambiarra que pode ajudar em determinados momentos. Muitas vezes precisamos de alguma tensão e não temos uma fonte compatível, então colocar em série é a resposta. Assim com se faz com uma pilha, o conceito de usar fontes e série funciona muito bem se tomarmos alguns cuidados.
Quando criamos alguns circuitos, muitas vezes paramos em algumas dúvidas. E por isso neste tópico vamos colocar algumas questões que surgiram ao longo do Canal e do Blog.
A série de dicas minuto, tem a intenção de trazer uma série de dicas rápidas cobre eletrônica. Nem sempre levam 1 minuto, mas o objetivo é que seja rápidas.
Ligar um LED de 10W - LED de alta potência - parece simples, mas é preciso ter alguns cuidados. Então porque não entender como ele funciona e algumas maneiras de como ligar?
A opção mais simples e mais usada é através de uma fonte 12V ligar o LED. Mas como poderás ver no vídeo, o LED não é realmente de 12V e sim de 9,6V (ATENÇÃO: Alguns LEDs de 10W são de 30V com 300mA)
Pra esses LEDs (9,6V) a melhor opção é sempre usar um driver que mantenha a tensão e corrente constante, pois ao aquecer o LED "solicita" mais corrente podendo ocasionar sua queima.
Abaixo os circuitos utilizados:
Apenas a fonte e o LED. Não mantém a corrente mas ao menos protege contra o uso no limite do LED prevenindo contra seu dano.
Opção com driver utilizando o LM317 e regulando sua tensão. Uma ótima (talvez a melhor) opção.
A opção com LM7810. Acho a mais interessante, apesar de não ter a regulação de corrente do LM317, mas como o LM7810 tem um limite aceitável (1A) contra os 900mA do LED, isso garante também a integridade.
Uma opção é não usar fonte. Não é a melhor certamente, mas pode ser interessante. Esse circuito é utilizado para LEDs de 30V e 300mA, mas pode ser utilizado para LEDs mais fortes.
Recebemos uma solicitação de um inscrito (espero que seja) do canal Eletrônica e Tecnologia. Ele tinha alguns componentes e queria montar um regulador de tensão. Seria possível?
Então com os componentes descritos, criamos o regulador. Segue abaixo:
Atenção nos detalhes, apear de no projeto - circuito - parecer que os pinos estão na ordem, siga o LM317 que estiver usando. O padrão é:
Particularmente usaria capacitores maiores, mas assim irá funcionar. Carlos Daniel, espero que consigas montar a tua fonte. Abraço
Uma importante ferramenta seja na eletrônica ou na elétrica, é o tetador de continuidade. Então neste tópico vamos apresentar um muito simples e fácil de fazer e muito versátil, pois se propõe a atender pequenas distâncias (para eletrônica) como para grandes distênicas (para elétrica).
Espero que seja útil para todos.
Valeu.
Desenhar circuitos é importante, e entender os circuitos desenhados talvez ainda mais.
Um material que pode ajudar muito quem está iniciando ou não faz isso profissionalmente é esse que publico abaixo. Espero que gostem.